BEM VINDO! 

Zafra está situada num vale amplo entre as serras de Castellar e de San Cristóbal, gozando de um clima benigno.

Foi assentamento romano como o nome de Restituta Julia e posteriormente passou a dominio árabe a principios do século XI.

Alfonso IX reconquistou a cidade en 1 229. A segunda e definitiva reconquista teve lugar en 1 241 por Fernando III o Santo.

Formou parte do primeiro Senhorio, depois Condado e finalmente Ducado de Feria. Alcança una maior  projeçao  economica com a realizaçáo, desde 1 935, de importantes feiras e mercados.

Uma das principais fontes de riqueza era o artesanato de couro e de prata, contando com destacados artesaos.

Igualmente famosos eram os mercados de panos e telas que tinham lugar na Praza Pequena desde a dominaçáo árabe, com afluencia de mercadores de La Rioja, Castela e Andaluzia. Este espirito prevalece na atualidade, de modo que Zafra é denominada "Cidade Industrial Comercial e de Serviços".

A Feira Internacional de Gado é importante e realiza-se na primeira semana de Outubro num recinto de 220.000 m2 com magníficas instalaçóes para gado e industriais, bem como um Pavilháo Central com um Auditório para 400 assistentes dotado dos meios audio-visuais mais modernos e con traduçao simultanea.

Zafra conta atualmente com uma extraordinaria infraestrutura: Hotéis, Restaurantes e Agencias de Viagens entre outros, capazes de cobrir uma grande procura turística.

No aspecto arquitetonico e monumental junta-se o antigo com o atual o conjunto Histórico-Artístico com a moderna construçao.

De especial beleza e sensorial é a Praça Grande, antigo centro nobre da cidade com um recinto rodeado de suportes sobre os quais se levantam casas brazonadas com artísticos ferros forjados.

Pelo "Arco de Páo' se acede à Praça Pequena, sede das antigas vendas e mercados donde se encontrara casas de origem mourisca e artísticos janelas e varandas. Nela se encontra a "Vara de medir" esculpida em una das suas colunas. Completa-se com o Palácio da Justiça, de linhas neoclassicas.

Nesta Praça convergem ruas de "saborantigo'.

-Rua de Jerez com a Porta com o mismo nome. Está situada na antiga muralla.

-Callejita del Clavel. Rua típica resto do passeio de ronda da muralha junto á Porta de Jerez.

-A Rua Boticas. Conta com um edificio mourisco donde se conserva un belo 'ajimez'.

Dentro da parte histórica da Cidade encontra-se a Paróquia de 'Nª  Señora de la Candelaria". Construida em 1 546 gozou do título de Colegiata com Abade mitrado durante dois séculos. Na sua construcçao aparece o estilo gótico tardio. O interior é barroco e é da maior importancia o Retábulo Maior do século XVII con(COm) esculturas atribuidas a luan de Arce.

O Retábulo da Virgem de Valvanera de estilo gótico é importate e encontra-se a pia bautismal de 1309.

Uma das principais joias é constituida por um retábulo donde se pueden admirar nove pinturas de Zurbarán.

No museo conservam-se valiosos objetos e ornamentos sagrados.

Tem importancia a custódia do século XVII bem como um interessante cálice de prata.

O Parador Nacional de Turismo 'Hernán Cortés' está situado no Alcázar dos Duques de Feria. Aconstrucçao data do ano 1437 com adornos herrerianos do século XVII. Destaque para o pátio interior de estilo renascentista bem como a cúpula gótica mudéjar da capela e os numerosos brasoes com os escudos dos Suárez de Figueroa.

Entre os edificios religiosos destaca-se o convento de Santa Clara declarado Monumento Nacional. Foi fundado en 1428 por Gomez Suárez de Figueroa, primeiro Senhor de Feria. Na sua lgreja podem contemplar-se as estátuas dos fundadores bem como un rico tesouro formado por varios ornamentos, vasos sagrados e objetos de culto.

Perto da Praça Grande encontrase o Hospital de Santiago, fundado en 1446 pelos Condes de Feria. Ressalta a porta de granito coroada por um fresco de estilo italiano.

Na igreja do Rosario, antigo Convento da Encarnaçáo e Mina, encontra-se uma valiosa imagem de Cristo Crucificado do século XVI e un baixo relevo procedente do antigo Hospital de Santo Ildefonso da mesma época.

Da antiga muralha - construida en 1426 - só restam as portas do Jerez, Palácio e do Cubo.

 Obrigado, Angela

 

 

 

index